Uol

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Santos Futebol Clube: TRI - Campeão da Taça Libertadores da América


De quase eliminado a campeão: Santos cresceu na Libertadores

A conquista da Copa Libertadores 2011 ficará definitivamente na memória do torcedor do Santos. Não só porque o clube quebrou um jejum de 48 anos sem ganhar o principal torneio de clubes das Américas, mas pelas dificuldades enfrentadas pelo Peixe no decorrer da competição.
Com um início irregular, os santistas chegaram a ter três comandantes na primeira fase - Adilson Batista, o interino Marcelo Martelotte e Muricy Ramalho -, bem como pequenas chances matemáticas de classificação. Com dois empates e uma derrota no turno de ida da fase de grupos, a equipe precisava vencer os seus três compromissos restantes para avançar a etapa seguinte.
Mas o Santos conseguiu. Com uma vitória sobre o Colo Colo, por 3 a 2, na Vila Belmiro, o time continuou vivo. Depois, um novo triunfo, desta vez sobre o Cerro Porteño, por 2 a 1, em Assunção (Paraguai), no dia do aniversário do clube, abriu caminho para a classificação heroica. A vaga foi confirmada com a vitória sobre o Deportivo Táchira (Venezuela), por 3 a 1, no Pacaembu.
Mais confiante, principalmente após a chegada de Muricy, que dirigiu a equipe pela primeira vez diante do Cerro, no Paraguai, o Peixe passou a superar todos os obstáculos a sua frente.
Vivendo uma maratona de jogos, entre o Campeonato Paulista e a Libertadores, os santistas eliminaram o América (México), nas oitavas de final, vencendo na Vila, por a 1 a 0, e empatando em Querétaro (México), por 0 a 0.
O Once Caldas (Colômbia) foi o rival seguinte a ser eliminado da competição. O Alvinegro Praiano derrotou o adversário em Manizales (Colômbia), por 1 a 0, e com um empate de 1 a 1 no Pacaembu, chegou às semifinais.
Só que para chegar a decisão, o Santos teria pela frente, novamente, o Cerro Porteño. Vitória no confronto de ida, por 1 a 0, no Pacaembu. Em Assunção, um emocionante empate em 3 a 3 garantiu o Peixe na final.
Na decisão, assim como aconteceu no primeiro título santista na Libertadores, o Peñarol (Uruguai) era a equipe a ser batida. Após o empate por 0 a 0, no Estádio Centenário de Montevidéu (Uruguai), os santistas não deixaram escapar a chance de soltar o grito de "campeão" no Pacaembu, empurrado por 40 mil torcedores, dando fim à espera.
Com isso, o time que marcou época com Pelé, volta a pintar de branco e preto a América, 48 anos depois: Santos campeão da Copa Libertadores 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário